Olá! Eu sou Victória Henrique e faço Jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Fui apresentadora durante um ano de um programa de educação no YouTube da Mídia Ninja, e atualmente sou colunista da Mídia Ninja e colaboradora do portal de Jornalismo Antirracista, Notícia Preta. Pela UFF, pesquiso experiências em rede, com foco na atuação de mídias alternativas no Brasil.
Trabalhos
Fiz uma seleção cuidadosamente curada dos meus últimos e mais influentes trabalhos. Sinta-se à vontade para entrar em contato comigo para saber mais sobre mim e para discutir qualquer projeto que você tenha em mente.
MÉDICOS NEGROS NA LINHA DE
FRENTE DO COMBATE
AO CORONAVÍRUS
O curso de Medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) formou 12 médicos negros no ano passado que hoje estão na linha de frente do combate à Covid-19. Após o Ministério da Saúde divulgar que os negros no Brasil têm mais chances de irem a óbito se caso contaminados por coronavírus, fui atrás de dois desses profissionais para entender a importância da representatividade neste momento.
A favela no enfrentamento à Covid-19
O fotógrafo, Maurício Hora, e a sua companheira, Alessandra Roque, são os idealizadores do projeto de instauração de pias nos muros do Morro da Providência, Rio de Janeiro. Em entrevista, Hora conversou comigo sobre essa ideia que leva a principal forma de prevenção contra o coronavírus para os moradores.
"Não se passa pela transição capilar, sem uma grande transição subjetiva", diz psicóloga
Conversei com Ivani de Oliveira, mestra em Psicologia Social pela PUC-SP e autora da dissertação “Versão das mulheres negras sobre transição capilar: um estudo sobre processos de descolonização estética e subjetiva”, que foi pensada e escrita a partir da sua atuação como psicóloga clínica.
A ANCESTRALIDADE GRAFITADA NOS MUROS
Partindo da vontade de retratar a história do povo negro pelos muros das cidades, a artista Regina Elias, mulher negra e conhecida como Soberana Ziza, realiza as suas manifestações visuais por meio da representação de símbolos da cultura negra e da sua relação com o Hip hop. Em entrevista, ela contou sobre a sua vinda pela primeira vez ao Rio de Janeiro, onde participa de uma intervenção artística ao grafitar um painel de mulheres negras e tecidos africanos na região central da cidade.
Entrevistas em audiovisual
Assim como outros países do mundo, o Brasil está passando pela pandemia do novo coronavírus. Para compreender melhor as questões referentes a essa nova doença, entrevistei a médica Monalisa Nunes, no Youtube da Mídia NINJA. Clique aqui e confira.
Entrevistei Eduarda e Helena que têm um projeto chamado Pretinhas Leitoras que fomenta a literatura negra entre crianças.
A entrevista aconteceu em um centro artístico no Morro da Providência, Rio de Janeiro. As duas conversaram comigo sobre a importância da leitura, educação pública, racismo, protagonismo da população negra, cabelos e seus sonhos.
Conversei com a grafiteira Regina Elias, mais conhecida como Soberana Ziza. Ela veio ao Rio de Janeiro para participar da maior intervenção artística do Brasil na região central da cidade.
“A gente sabe que a nossa história sempre foi apagada e muitas vezes mal escrita, então o que eu traduzo no meu trabalho é um novo futuro, onde a mulher negra esteja no seu protagonismo e na sua autonomia”, disse em entrevista. Clique aqui e confira.
Em julho de 2019, participei da cobertura com a Mídia NINJA da 57ª edição do Congresso Nacional da UNE. Durante quatro dias pude entrevistar influências como Guilherme Boulos, Flávia Oliveira e Eliza Capai. Ainda no Congresso, realizei uma entrevista com o intérprete da Mangueira sobre o samba-enredo que cita Marielle Franco e que ganhou o carnaval de 2019.